Caminho Inca até Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber

O que é o Caminho Inca?

O Caminho Inca, também chamado Inca Trail (em inglês), ou Capaq Ñan (em quechua), foi construído  a mando de um imperador inca chamado Pachacuti, com a intenção de unir Cusco, a capital do império, com a cidade de Machu Picchu. De fato, esta trilha fazia parte de uma gigantesca rede de caminhos de mais de 30.000 quilômetros e unia todos os territórios da civilização Inca. Após a invasão espanhola estas rotas ficaram esquecidas até 1970, quando se recupera este trecho até as ruínas de Machu Picchu. Não é exagero dizer que este é um dos trekkings mais famosos e desejados do mundo.

Qual é a melhor época do ano para fazer o Caminho Inca?

Por motivos climáticos, a melhor época para fazer o Caminho Inca é durante a estação seca, ou seja, de abril a setembro. As chuvas intensas entre dezembro e fevereiro fazem ser desaconselhável a trilha. Você deve levar em conta que também durante todo o mês de fevereiro, a trilha permanece fechada para manutenção.

A temperatura média no caminho é de 23 °C, embora à noite a temperatura despenque devido à altitude e é comum que a média de temperatura chegue perto dos 0 °C.

Climograma_cusco

É possível transitar livremente no Caminho Inca?

Definitivamente não.  O Governo do Peru é muito rígido neste sentido e não permite que turistas independentes façam o Caminho Inca. Por motivos de preservação do patrimônio arqueológico que há no caminho da trilha, todos os interessados em fazer o trajeto devem ir acompanhados por um guia de uma agência autorizada.

camino-Inca-trail-Machu-Picchu-thousandwonders_net (662 x 400)

Foto: thousandwonders.net

 

É necessário pagar para fazer o Caminho Inca?

Sim. Mais que uma entrada, é uma permissão, que tem um custo entre 150 e 200 dólares por pessoa (o preço varia se a temporada é alta o baixa). Cném perguntar à agência no momento de contratá-la, se o preço cobrado inclui esta entrada o se terá que ser pago à parte. Em qualquer caso, a agência é que será responsável por comprar as permissões de acesso.

camino-Inca-trail-Machu-Picchu-caminoincamachupicchu_org (662 x 400)

Foto: caminoincamachupicchu.org

É necessário reservar o tour Caminho Inca com antecipação?

Esta é uma pergunta chave e a resposta é um SIM com letras maiúsculas. Há uma capacidade máxima de 500 pessoas por dia para iniciar o Caminho Inca, em grupos de no máximo 16 pessoas. Devido à alta demanda desta rota tão famosa, as permissões se esgotam rapidamente. Não é exagero dizer para que reserve com um mínimo de 5 meses de antecipação. Se você não conseguir a reserva de última hora, não se preocupe, pois há outros trekkings disponíveis para chegar a Machu Picchu e não são tão restritos com o acesso.

É possível fazer o Caminho Inca de carro?

Não. É proibido o acesso em carros, motos ou qualquer veículo motorizado. Também não se pode ir de bicicleta, só a pé mesmo.

 

Quantos dias são necessários para fazer o Caminho Inca?

Depende, já que há diferentes opções segundo a trilha percorrida. Pode-se levar desde o mínimo de 2 dias até 5 dias. Também é possível escolher entre distintas comodidades, já que é uma rota muito popular e as agências se adaptaram para dar o maior conforto possível aos turistas. Aqui é possível ver as diferentes opções segundo a quantidade de dias e serviços extras.

Vale a pena mencionar que a rota clássica (e também a mais recomendável) e a de 4 dias e 3 noites. Esta permite admirar o contraste das paisagens da montanha e da selva, além de contemplar algumas das ruínas mais interessantes do percurso.

Preciso de muito preparo físico para fazer o Caminho Inca?

É necessário ter um bom condicionamento físico para encarar este trekking. A dificuldade técnica é baixa, embora se escolha a opção de 4 dias, deve saber que tem uma distancia de pouco mais de 33 quilômetros e é necessário superar um desnível de 2.700 metros de altitude até os 4.200 metros que é a altura máxima. Supõe-se que há trechos mais exigentes, em que o soroche (mal de altitude), pode afetar  seu desempenho. De todo modo, você deve saber que há formas de aliviar os efeitos de soroche (mascar folha de coca é uma delas). Não se assuste com estas informações se você está em forma, já que há diferentes tipos de trilha com diferentes durações e intensidades.

Posso ver um mapa com a rota clássica do Caminho Inca (4 dias)?

O que devo levar na mochila para fazer o Caminho Inca?

É importante destacar que este tipo de trekking se faz com o apoio de, carregadores, o que diminui substancialmente o peso a ser carregado já que, no geral, eles se encarregam de levar as barracas, comida e a água necessária (conforme o pacote contratado em cada agência). Então, recomendamos que leve os seguintes itens:

  • Mochila de trekking confortável, com cinto largo que prenda na pélvis, com 30 a 40 litros de capacidade;
  • Roupa sintética de trekking e botas de montanha (com cano médio ou alto, impermeáveis ou resistentes a água);
  • Segunda camada de roupa de frio que suporte uma temperatura mínima de 0 °C, touca e luvas;
  • Roupa impermeável e capa para a mochila;
  • Óculos de sol, protetor solar e repelente;
  • Lanterna, de preferência aquelas que se pode colocar na testa, com as pilhas carregadas;
  • Alguma comida extra, como chocolates, frutos secos ou barras de cereal;
  • Consulte com a agência se é necessário levar saco de dormir ou isolante;
  • Recomendamos el uso de bastões de trekking;
  • Documentos como passaporte, carteira de estudante internacional (ISIC) e dinheiro;

 

Esse post foi transcrito (com a devida permissão), do Blog do De Nomades

Post original: https://www.denomades.com/blog/camino-del-inca-a-machu-picchu-todo-lo-que-necesitas-saber/

Um pensamento sobre “Caminho Inca até Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber

  1. Pingback: Conhecendo Machu Picchu: dicas e informações para todos os gostos (e bolsos) | Escola do Mundo

Deixe um comentário