Como foi o Dia do Patrimônio no Chile

[é relato] [é post longuinho]

O Dia do Patrimônio acontece desde 1999, geralmente no último domingo de maio e é um dia cujo objetivo é proporcionar ao público em geral a oportunidade de conhecer os patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos do Chile. Neste dia prédios históricos (que só abrem neste data), museus e espaços culturais ficam abertos para livre e gratuita visitação, além de diversas atividades que acontecem Chile afora.

Como eu moro em Valpo, contarei como passei o dia na cidade, e também dizer que a programação é disponibilizada em http://www.diadelpatrimonio.cl/

Saí cedo porque a primeira atividade da minha lista seria ir a um tour gratuito na Cervejaria Altamira, que é uma cervejaria artesanal (e eu já queria muito conhecer mas tava economizando uns pesos porque eles fazem um tour com degustação, mas custa em torno de 16 dólares).

DSCN0010

Entrada da Cervejaria Altamira, do ladinho do Ascensor Reina Victoria

Na cervejaria também funciona um bar, e a história tanto da cervejaria quanto da produção artesanal de cerveja no Chile é contada em cada pedaço dele….

DSCN0001

Depois de conhecer a história passamos para a parte aonde a cerveja é fabricada, que fica em uma sala atrás do bar…

DSCN0003

Nela foi explicado todo o processo de fabricação da cerveja e como fazem para fabricar diferentes tipos de cerveja com os mesmo ingredientes. Até o envasamento é manual, e tivemos a oportunidade de envasar e levar a própria cerveja para casa 😀

DSCN0005.JPG

Depois de sair toda alegre por ganhar uma cerveja, peguei o Ascensor Reina Victoria e descobri que naquele dia todos os ascensores estavam com entrada liberada até as 15 horas! Cheguei ao Passeio Gervasoni, visitei a Casa Museo Mirador Lukas (museu sobre o Cartunista de pseudônimo Lukas), e o Museu Bellas Artes, que fica no Palácio Baburizza (este tem entrada paga mas estava com entrada gratuita por conta do Dia do Patrimônio).

O Museu Bellas Artes é uma “Pinacoteca” de Valparaíso e aparte as obras, o próprio palácio é muito bonito: de várias janelas é possível avistar o Porto e a baía de Valparaíso.

DSCN0018.JPG

Depois fui ao Edifício Armada de Chile, que é um edifício militar e só abre para visitação neste dia (nos demais é proibida a entrada de civis). Por isso havia uma fila e a visita me pareceu bem rápida, mas valeu a pena.

Antigua intendencia de Valparaiso cfegonz.JPG

Acima: detalhes da arquitetura, de estilo neoclássico francês. Abaixo: foto da fachada, extraída de wikipédia.

E por fim, subi o Ascensor 21 de Mayo (com já tava tarde, na volta para descer tive que pagar), para ir ao Paseo 21 de Mayo visitar o Museu Marítimo Nacional (que também estava aberto para visitação gratuita), além de contemplar a vista (tem tantos mirantes bacanas em Valpo que é até difícil escolher o melhor então recomendo que vá ao maior número possível haha).

O Museu basicamente exalta as glórias militares e navais do Chile, mas também conta bastante sobre as histórias das batalhas do período entre a Colônia até a República. Pra quem curte artefatos militares tem um acervo muito bom, com réplicas de embarcações, objetos e armas diversas. No páteo estava havendo baile de cueca (dança típica chilena), mas o mais engraçado (e eu até agora não entendi o porquê disso), foi que haviam vários cosplay: pessoas fantasiadas de soldados chilenos de diferentes períodos, cavaleiro templário, escocês tocando gaita de fole, todos circulando pelo museu…suponho que era alegrar a criançada….

DSCN0101.JPG

Nesse momento estavam todos reunidos na entrada do museu para as pessoas tirarem foto.

Gostaria de ter visitado La Esmeralda (réplica de um barco da batalha de Iquique, que estava parado no Porto de Valparaíso), mas não tive tempo.

Já passou algum Día del Património no Chile? Conta pra gente como foi 😉

Deixe um comentário